quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Gastrônomia Australiana

Algumas pessoas já me sugeriram colocar receitas típicas australianas aqui no blog, por isso dedicarei este post a algumas explicações sobre a gastrônomia aqui. O que muitas pessoas não imaginam é que boa parte da comunidade australiana é formada por imigrantes vindos de diversos países. Com eles veio a influência da culinária de seu país de origem. Aqui ainda contamos com uma herança dos costumos ingleses, da época da colonização e essa herança se extende a culinária também. Com todas influências e herança, não acredito que a Austrália tenha encontrado seu identidade na culinária ainda, o que resulta numa culinária ainda segmentada e com características muito fortes de outros países.
As principais influências que notamos na gastrônomia aqui, vem de países como India, Tailândia, China, Japão, Indonésia, Malasia, Inglaterra, França, Itália e até mesmo Grécia. Como podem ver pela diversidade, a combinação da culinária de todos esses países pode ser um pouco difícil. Da India, herdamos a paixão pelo curry (eu sei, parece cliche mas é verdade!) e seus tempêros fortes. Da Tailândia e Malásia, vem o gosto pelo gengibre que leite de coco e ervas como o coentro que incrementam a maioria dos pratos típicos thai (como chamamos aqui). Da China o gosto por refogados feitos na wok que combinam bastante legumes com carnes bovina ou suína, frango ou frutos do mar. Do Japão, a mistura do doce com salgado, as friturinhas super crocantes e as sopas com macarrão (noodles) estão muito presentes na vida aqui. Da Inglaterra herdamos o gosto por ensopados e assados cobertos com gravy! Da frança o uso de manteiga e cremes dão corpo aos mais diversos pratos. Da Itália, a paixão pela massa e pelo uso de frios finos dão um toque muito especial aos pratos. E por fim, mas não menos importante, da Grécia, o gosto por carnes como carneiro, a mania por wraps e a comida substancial que sacia qualquer apetite!
Entretanto duas características permeiam por todas essas culinárias e são duas grandes presenças na vida australiana, o uso por ingredientes super frescos e de ótima qualidade e o uso de carnes. Aqui a disponibilidade de frutas, legumes e verduras frescas é muito grande e pode-se encontrar tudo isso com ótima qualidade até no supermercado local. Assim como os brasileiros, os australianos adoram um churrasco aussie style, que difere um pouco dos brasileiros, pois inclui camarões e/ou outros frutos do mar, coxas de frango e as carnes algumas vezes leva molho barbecue. Porém aqui o inverno é muito frio, e por isso é comum ter churrascos na primavera e verão, e no inverno nos limitarmos a comidas mais quentes e preparadas na cozinha aquecida mesmo... Como no Brasil é verão quase o ano todo, dá pra ter churrasco sempre que quisermos né! Contudo tentarei postar receitas comuns (não australianas, mas um tanto comuns aqui!) pra satifazer a curiosidade e vontade que sei muitos tem! Hahah..

Um comentário:

  1. Gostei do Blog, me ajudou numa conclusão de um trabalho sobre a gastronomia australiana, mais coloque receitas da Australia sim, tem algumas muito boas como por exemplo o Pavlove i éah mto facil de fazer xD
    bjO Vanessa Rodrigues.

    ResponderExcluir