terça-feira, 17 de novembro de 2009

Paixões Australianas

Desde que nos mudamos para Melbourne em Fevereiro, pude perceber que entre muitas as principais paixões australianas, são churrascos, sol, camarão e abacate. Curiosamente o abacate que temos no Brasil é mais doce que o daqui e para nós brasileiros o abacate é considerado uma fruta que apreciamos doce em sobremesas, sorvetes, vitaminas etc. Acredito que no Rio eu só conhecia dois pratos salgados que levavam abacate na receita, o guacamole (uma espécie de “molho/pasta” tradicionalmente mexicano) e no “California”, um tipo de sushi também encontrado na versão com manga.

Entretanto aqui na Austrália o abacate é visto como um legume e não uma fruta, e a simples idéia de tomar uma vitamina doce de abacate (abacate batido com leite e açúcar) é algo bem esquisito e quase inimaginável para a maioria. Calma, é sim possível encontrar os smoothies de abacate (abacate batido com açúcar ou leite condensado, leite e muito gelo) mas apenas em restaurantes thailandeses, dado que na Tailândia também bebem a vitámina de abacate como conhecemos. Essa diversidade e gostos opostos me levou a experimentar uma mistura ou melhor uma salada que poderia ser concebida pelos dois mundos e que acompanhará seu churrasco graciosamente... Tudo que tenho a dizer é: Explore e experimente! Vale muito a pena e seu palato ficará muito satisfeito!



Salada de Camarão com Abacate

(Rendimento: 2 porções)



-Ingredientes:

  • 200g de camarões médios descascados e limpos (aquele camarão cinza mais comum tá ótimo! não precisa quebrar o seu cofrinho para comprar aqueles camarões enormes do tamanho de um bonde!)
  • 8 a 10 folhas de alface americana (pode usar outro tipo se preferir, mas a alface americana dá uma “crôcancia” a essa salada)
  • 2 col. (sopa) de coentro finamente picado
  • 2 col. (chá) de suco de limão (Não é o refresco não viu! É só o limão espremido mesmo!)
  • Pitada de Sal e pimenta
  • 2 dentes de alho amasados (Use o espremedor se tiver, afinal é mais fácil!)
  • 2 col. (sopa) de azeite de Oliva extra virgem (extra virgem porque é mais saboroso e faz bem pra sua saúde tá!)
  • ½ abacate (use um pouco mais se preferir)

-Preparo:

Lave bem a alface com água fria corrente. Corte em tiras medias (da espessura de 1 dedo tá ótimo). Divida a alface em duas partes e faça uma “caminha” em dois pratos (que nem o da foto).
Numa frigideira, aqueça 1 col. (chá) de azeite e doure levemente o alho. Adicione o camarão e tempere com sal e pimenta. Deixe cozinhar por uns 5 minutos (caso seja necessário adicione 1 col. sopa de água). Siga o próxio passo enquanto espera.
Descasque o abacate e tire a semente. Corte em cubos grandes (sugiro que corte um pouco menor ou do tamanho do camarão cozido, mais ou menos 2 dedos de largura). Coloque o abacate numa vasilha, adicione o suco do limão e mexa delicadamente (cubra todos os pedaços com o suco do limão, isso evita que ele oxide e escureça).
Retire o camarão do fogo, adicione o coentro a panela e mexa por 1 min. Coloque o camarão refogado por cima da alface no prato e adicione o abacate cortado por cima (use o suco do limão que restar na vasilha e regue por cima da salada).
Espalhe + ou - 1 col. (sopa) de azeite por cima de cada prato e salpique um pouco de sal se preciso. Sirva em seguida. Enjoy!

Nenhum comentário:

Postar um comentário