quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Valor Percebido

Você incluiria no seu cardápio um grão com alto teor de ferro, zinco, potássio, cálcio e magnésio? Que tal um grão rico em fibras que ajuda a regular o funcionamento do intestino e que possui também ácido fólico que pode ajudar na dieta de mulheres grávidas pois ajuda a previnir problemas no feto? O que acharia de um grão que contém um alto teor de triptofano, uma substância utilizada pelo organismo na produção de serotonina, responsável pela ativação dos centros cerebrais que levam a sensação de satisfação e bem-estar ? Consumiria um grão que contém hormônios vegetais, utilizados na reposição hormonal e que ajuda na prevenção da osteoporose e no combatea doenças cardiovasculares? Se sua resposta foi sim para uma (ou todas) as perguntas anteriores, saiba que todos esses benefícios podem ser encontrados no Grão de Bico, um grão não muito consumido nem valorizado pelos brasileiros.

Um dos motivos para o baixo consumo no Brasil, pode ser seu custo que é muito mais elevado quando comparado ao feijão, mas acredito que a relaçao custo benefício justifique o investimento. Além do mais é uma ótima maneira de variar o cardápio! A variedade mais comum no Brasil ( e acredito que no mundo todo) seja o Grão de Bico branco e hoje podemos encontrar até o grão de bico já cozido e enlatado, uma mão na roda para aqueles momentos de pressa ou preguiça na cozinha! Aqui em Melbourne podemos até encontrar o Grão de bico orgânico enlatado, importado da Itália (chic né!) mas a preços competitivos quando comparados aos demais não orgânicos enlatados, custando menos de 2 dólares (AUD) a lata. Curiosamente percebi que o grão desidratado, forma mais comum de ser encontrado em supermercados no Brasil, é menor aqui na Austrália. Nos supermercados aqui em Melbourne encontramos uma variedade (diferentes marcas) maior do grão de bico já cozido e enlatado (que não altera seu sabor). Para os que não conhecem outras receitas com grão de bico (além de Homus, aquela pasta tradicionalmente árabe, feita de grão de bico e tahine) eis uma receita bem simples e super fresca, própria para ser consumida nos dias quentes de verão!


Salada de Grão de Bico

(Rendimento: 4 porções)



- Ingredientes:

  • 400g de grão de bico cozido e frio.
  • 1 cebola pequena (90g)
  • 2 tomates médios (300g)
  • 5 col. (Sopa) (25g) de salsinha
  • 2 col. (chá) de suco do limão
  • 1 ½ col. (sopa) de azeite (extra virgem de preferência!)
  • Sal a gosto

- Preparo:

Pique a cebola finamente (caso queira coloque a cebola picada numa vasilha com água para tirar um pouco do gosto muito forte e evitar aquele bafo terrível). Escorra e coloque o grão de bico numa vasilha (se for o enlatado de uma enxaguada ao tirar da lata). Pique o tomate finamente (em quadradinhos bem pequenos) e junte ao grão de bico. Pique a salsinha e junte a salada. Adicione o suco do limão e o azeite. Escorra a cebola e junte a salada. Misture todos os ingredientes delicadamente pra não quebrar os grãos. Leve a geladeira por uns 30 mins (ou ao freezer por uns 10 mins) e sirva gelada.Enjoy!


- Sugestões para variações:

Adicione bacalhau em lascas, dessalgado e cozido apenas em água. Caso goste de pimenta, adicione um pouco de pimenta (a de sua preferência, chilli, tabasco, malagueta...) mas cuidado para não exagerar! Acompanhe a salada com um frango grelhado e salada de folhas!



Nenhum comentário:

Postar um comentário