quarta-feira, 24 de março de 2010

Halal

Assim como no Judaismo existe o conceito de comida Kasher (ou kosher), o Islamismo adota o conceito de alimentos Halal. Halal é uma palavra árabe que significa permitido ou autorizado, sendo um termo comumente empregado para indicar que determinado alimento além de produtos de cuidado e higiene pessoal, farmacêuticos e cosméticos são apropriado para o uso e consumo pelos muçulmanos.
Da mesma forma que hoje é possível encontrar alimentos orgânicos certificados nos supermercados, existem organizações nacionais e internacionais que fazem a certificação dos produtos Halal. Para que fique mais fácil a indentificação de produtos Halal um selo é impresso nas embalagens e também é estapampado na entrada da maioria dos restaurantes onde é servido somente alimentos certificados, ou Halal. Veja abaixo a foto dos selos mais comuns aqui na Malásia.

Da mesma forma que existem restrições na dieta dos judeus, existem algumas restrições também no islamismo. Itens como bebidas alcoólicas ou inebriantes que causem depedência, carne de porco ou de animais que se alimentam de outros animais, são exemplos de itens proíbidos (haram) ao consumo pelos muçulmados.
Conforme mencionei no último post, a maior parte da população malasiana é muçulmana e naturalmente a maioria dos restaurantes e produtos alimentícios aqui são Halal. Entretanto, para atender a demanda da população que não é muçulmana, os principais supermercados possuem uma sessão especializada em carne suína (geralmente no lado oposto do supermercado onde ficam as demais carnes!). Nesta sessão você escolhe e paga ali mesmo separado do restante das suas compras. Isso evita que alguém deixe o produto espalhado pelo supermercado no caso de uma desistência, poluindo/contaminando os demais itens. Apesar desta clara separação, não há preconceitos com os 'não-muçulmanos' que compram estes itens de origem suína. Vou ficando por aqui... Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário