terça-feira, 17 de novembro de 2009

Paixões Australianas

Desde que nos mudamos para Melbourne em Fevereiro, pude perceber que entre muitas as principais paixões australianas, são churrascos, sol, camarão e abacate. Curiosamente o abacate que temos no Brasil é mais doce que o daqui e para nós brasileiros o abacate é considerado uma fruta que apreciamos doce em sobremesas, sorvetes, vitaminas etc. Acredito que no Rio eu só conhecia dois pratos salgados que levavam abacate na receita, o guacamole (uma espécie de “molho/pasta” tradicionalmente mexicano) e no “California”, um tipo de sushi também encontrado na versão com manga.

Entretanto aqui na Austrália o abacate é visto como um legume e não uma fruta, e a simples idéia de tomar uma vitamina doce de abacate (abacate batido com leite e açúcar) é algo bem esquisito e quase inimaginável para a maioria. Calma, é sim possível encontrar os smoothies de abacate (abacate batido com açúcar ou leite condensado, leite e muito gelo) mas apenas em restaurantes thailandeses, dado que na Tailândia também bebem a vitámina de abacate como conhecemos. Essa diversidade e gostos opostos me levou a experimentar uma mistura ou melhor uma salada que poderia ser concebida pelos dois mundos e que acompanhará seu churrasco graciosamente... Tudo que tenho a dizer é: Explore e experimente! Vale muito a pena e seu palato ficará muito satisfeito!



Salada de Camarão com Abacate

(Rendimento: 2 porções)



-Ingredientes:

  • 200g de camarões médios descascados e limpos (aquele camarão cinza mais comum tá ótimo! não precisa quebrar o seu cofrinho para comprar aqueles camarões enormes do tamanho de um bonde!)
  • 8 a 10 folhas de alface americana (pode usar outro tipo se preferir, mas a alface americana dá uma “crôcancia” a essa salada)
  • 2 col. (sopa) de coentro finamente picado
  • 2 col. (chá) de suco de limão (Não é o refresco não viu! É só o limão espremido mesmo!)
  • Pitada de Sal e pimenta
  • 2 dentes de alho amasados (Use o espremedor se tiver, afinal é mais fácil!)
  • 2 col. (sopa) de azeite de Oliva extra virgem (extra virgem porque é mais saboroso e faz bem pra sua saúde tá!)
  • ½ abacate (use um pouco mais se preferir)

-Preparo:

Lave bem a alface com água fria corrente. Corte em tiras medias (da espessura de 1 dedo tá ótimo). Divida a alface em duas partes e faça uma “caminha” em dois pratos (que nem o da foto).
Numa frigideira, aqueça 1 col. (chá) de azeite e doure levemente o alho. Adicione o camarão e tempere com sal e pimenta. Deixe cozinhar por uns 5 minutos (caso seja necessário adicione 1 col. sopa de água). Siga o próxio passo enquanto espera.
Descasque o abacate e tire a semente. Corte em cubos grandes (sugiro que corte um pouco menor ou do tamanho do camarão cozido, mais ou menos 2 dedos de largura). Coloque o abacate numa vasilha, adicione o suco do limão e mexa delicadamente (cubra todos os pedaços com o suco do limão, isso evita que ele oxide e escureça).
Retire o camarão do fogo, adicione o coentro a panela e mexa por 1 min. Coloque o camarão refogado por cima da alface no prato e adicione o abacate cortado por cima (use o suco do limão que restar na vasilha e regue por cima da salada).
Espalhe + ou - 1 col. (sopa) de azeite por cima de cada prato e salpique um pouco de sal se preciso. Sirva em seguida. Enjoy!

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Valor Percebido

Você incluiria no seu cardápio um grão com alto teor de ferro, zinco, potássio, cálcio e magnésio? Que tal um grão rico em fibras que ajuda a regular o funcionamento do intestino e que possui também ácido fólico que pode ajudar na dieta de mulheres grávidas pois ajuda a previnir problemas no feto? O que acharia de um grão que contém um alto teor de triptofano, uma substância utilizada pelo organismo na produção de serotonina, responsável pela ativação dos centros cerebrais que levam a sensação de satisfação e bem-estar ? Consumiria um grão que contém hormônios vegetais, utilizados na reposição hormonal e que ajuda na prevenção da osteoporose e no combatea doenças cardiovasculares? Se sua resposta foi sim para uma (ou todas) as perguntas anteriores, saiba que todos esses benefícios podem ser encontrados no Grão de Bico, um grão não muito consumido nem valorizado pelos brasileiros.

Um dos motivos para o baixo consumo no Brasil, pode ser seu custo que é muito mais elevado quando comparado ao feijão, mas acredito que a relaçao custo benefício justifique o investimento. Além do mais é uma ótima maneira de variar o cardápio! A variedade mais comum no Brasil ( e acredito que no mundo todo) seja o Grão de Bico branco e hoje podemos encontrar até o grão de bico já cozido e enlatado, uma mão na roda para aqueles momentos de pressa ou preguiça na cozinha! Aqui em Melbourne podemos até encontrar o Grão de bico orgânico enlatado, importado da Itália (chic né!) mas a preços competitivos quando comparados aos demais não orgânicos enlatados, custando menos de 2 dólares (AUD) a lata. Curiosamente percebi que o grão desidratado, forma mais comum de ser encontrado em supermercados no Brasil, é menor aqui na Austrália. Nos supermercados aqui em Melbourne encontramos uma variedade (diferentes marcas) maior do grão de bico já cozido e enlatado (que não altera seu sabor). Para os que não conhecem outras receitas com grão de bico (além de Homus, aquela pasta tradicionalmente árabe, feita de grão de bico e tahine) eis uma receita bem simples e super fresca, própria para ser consumida nos dias quentes de verão!


Salada de Grão de Bico

(Rendimento: 4 porções)



- Ingredientes:

  • 400g de grão de bico cozido e frio.
  • 1 cebola pequena (90g)
  • 2 tomates médios (300g)
  • 5 col. (Sopa) (25g) de salsinha
  • 2 col. (chá) de suco do limão
  • 1 ½ col. (sopa) de azeite (extra virgem de preferência!)
  • Sal a gosto

- Preparo:

Pique a cebola finamente (caso queira coloque a cebola picada numa vasilha com água para tirar um pouco do gosto muito forte e evitar aquele bafo terrível). Escorra e coloque o grão de bico numa vasilha (se for o enlatado de uma enxaguada ao tirar da lata). Pique o tomate finamente (em quadradinhos bem pequenos) e junte ao grão de bico. Pique a salsinha e junte a salada. Adicione o suco do limão e o azeite. Escorra a cebola e junte a salada. Misture todos os ingredientes delicadamente pra não quebrar os grãos. Leve a geladeira por uns 30 mins (ou ao freezer por uns 10 mins) e sirva gelada.Enjoy!


- Sugestões para variações:

Adicione bacalhau em lascas, dessalgado e cozido apenas em água. Caso goste de pimenta, adicione um pouco de pimenta (a de sua preferência, chilli, tabasco, malagueta...) mas cuidado para não exagerar! Acompanhe a salada com um frango grelhado e salada de folhas!



terça-feira, 10 de novembro de 2009

Preparando Para o Verão

Com o calor chegando em Melbourne (e já bem quente no Rio) e com pensando na comilança do Natal resolvi dedicar o mês de novembro à receitas leves e refrescantes. Mas não pensem que me refiro apenas a saladas de folhas! Existem milhares de receitas de saladas que vão satisfazer até mesmo os mais famintos... Se tiverem sugestões por favor não hesitem em deixar um comentário neste post! Enjoy!

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Quem não gosta de banana?!

Felizmente ao longo dos anos pude visitar diversos países e uma das frutas que encontrei em todos que visitei foi a preciosa banana! Muita gente evita comer bananas pois acreditam que é uma fruta muito calórica, mas o bem da verdade é que banana são muito populares (dentro e fora do Brasil) e que sempre podemos contar com elas pra matar a fome fora de hora.

Bananas é uma das frutas que sempre este presente na minha vida. Durante a minha adolescência quando praticava vôlei com o time da escola ou quando chegava em casa dos acampamentos com trilhas intermináveis que fazia com meus amigos, banana era sempre a fruta de preferência pra ajudar a evitar as cãibras (por ser uma ótima fonte de potássio). Como a banana continua sendo uma das frutas favoritas em casa, eis uma receita de bolo de banana e como sempre tento fazer reduzi a quantidade de manteiga de uma outra receita de bolo comum que serviu de base para esta. A massa em si fica com um gosto sutil de banana e não muito doce (não fica enjoativa!) e se fizer como eu e cortar umas fatias para decorar, não se preocupe pois ela não fica preta (aliás fica com uma cor rosada linda!!) O bolo da foto ficou mais baixo porque minha forma é um pouco maior (26cm) se usar uma de 20cm vai ficar da altura ideal!


Bolo de Banana

- Ingredientes:

  • 3-4 bananas bem maduras (aquelas com várias pintinhas pretas são ideais)
  • ¾ xícara (chá) de leite (pode ser o de sua preferência – eu uso o desnatado)
  • 1 ½ xícara (chá) de farinha
  • 2 col (chá) de essência de baunilha
  • 3 col. (chá) de fermento em pó
  • Pitada de sal (+ ou – ½ col. Chá)
  • 2 ovos
  • 75g de manteiga em temperatura ambiente

- Utensílios: Batedeira, espátula, papel manteiga, forma redonda de 20cm e uma vasilha.


- Preparo:

  • Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte uma forma redonda de 20 cm e forre o fundo com papel manteiga. Corte a manteiga em cubos e bata com o açúcar até que vire um creme (a manteiga fica mais clara e forma um creme mais leve). Em outra vasilha peneire a farinha, fermento e sal. Adicione um ovo de cada vez ao creme de manteiga.
  • Adicione a essência de baunilha e 1 banana (a mais madura) cortada em rodelas e bata bem por uns 2 minutos (se ficarem uns pedacinhos de banana não tem problema fica bom assim também!!). Adicione o leite e a mistura seca alternadamente.
  • Corte as 3 bananas restantes em fatias (compridas) e forre o fundo da forma. Despeje a massa por cima e de umas batidas com a forma na bancada ou mesa para retirar bolhas de ar. Asse por 25 – 35 mins (depende do forno) ou até que o palito saia limpo.
  • Tire o bolo do forno, deixe esfriar por uns 3-5 mins. Solte as laterais com uma espátula e vire o bolo num prato ou boleira. Retire o papel manteiga com cuidado para não desmanchar as bananas. Sirva quente, frio, com sorvete de creme, puro... do jeito que mais gostar! Enjoy!