segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Sempre a Postos

A vida cotidiana pode ser super corrida e muitas vezes nem temos muito tempo pra pensar entre um compromisso e outro e quando nos damos conta já chegou o final do dia e é hora de enfrentar o trânsito de volta pra casa. O pior disso tudo é quando pinta aquela fominha no final do dia e nós lá presos num engarrafamento sem fim! Quando eu ainda morava no Rio, uma arma infalível que eu usava para matar essas e outras horas chatas do dia, era nada menos que um muffin de chocolate ou um muffin de limão! Ambos faziam a alegria de muitos dos meus amigos no escritório e nos dava aquele empurrãozinho pra terminar bem mais um dia cheio no trabalho.
Esta receita em particular eu adaptei de outra receita de muffin de chocolate que achei há muitos anos na Internet. Leva menos açúcar, gordura e fermento que a receita original e eu sempre uso pedacinhos de chocolate pra colocar no meio, assim quando você morde tem sempre uma boa surpresa quando acha o chocolate derretido no meio! Arrisque-se e tente esta receita, tenho certeza de que ela conquistará você também!

Muffin de Chocolate
(Rende + ou – 15 a 18 unidades com recheio e 12 sem recheio)



- Ingredientes:
  • 1 ovo
  • ½ xíc (chá) de chocolate em pó (Não use achocolatados tá!)
  • 40g (+ ou – 3 col. Sopa) de manteiga derretida
  • ¾ xíc. de açúcar
  • 2 col. (chá) de fermento em pó
  • ½ xíc (chá) de leite
  • 1 col. (chá) de essência de baunilha
  • 1 xíc. (chá) de farinha
  • 15 a 18 pedacinhos (+ ou – 1 barra) de chocolate (meio amargo ou ao leite, eu prefiro o meio amargo para não ficar muito doce)
  • Gotas de chocolate pra decorar
- Utensílios: Batedor de claras, forma pra muffins, forminhas de papel para assar (no Rio eu encontrava em lojas no Saara e na cobal de Humaitá, são brancas e parecidas com forminhas de empada mas podem ir ao forno)

-Preparo:
Pré-aqueça o forno a 180°C.
Usando um batedor de claras, bata numa vasilha a manteiga com a o açúcar até que vire um creme e clareie um pouco. Adicione o ovo, a essência de baunilha e o leite e misture bem. Em outra vasilha peneire a farinha, o chocolate em pó, fermento e misture delicadamente. Incorpore a mistura umida a mistura seca e mexa (não bata!) apenas o necessário para que a mistura fique homogênea. Forre a forma de muffins com forminhas de papel para forno. Forre o fundo das forminhas com a massa (+ ou – 1 col. Chá), coloque um pedacinho de chocolate (o ideal é um quadradinho e meio de chocolate) e cubra o chocolate com mais massa (Tente não passar de 2/3 da forminha porque a massa vai crescer no forno!). Repita a operação para as demais forminhas. Asse por 15 a 20 mins a 180° ou até que fique firme ao toque no centro. Lembre-se não adianta espetar no meio porque tem chocolate derretido e seu palitinho sempre sairá sujo! Hehehe.. Se quiser testar espete na lateral e veja se o centro esta firme ao toque. Enjoy!

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Gastrônomia Australiana

Algumas pessoas já me sugeriram colocar receitas típicas australianas aqui no blog, por isso dedicarei este post a algumas explicações sobre a gastrônomia aqui. O que muitas pessoas não imaginam é que boa parte da comunidade australiana é formada por imigrantes vindos de diversos países. Com eles veio a influência da culinária de seu país de origem. Aqui ainda contamos com uma herança dos costumos ingleses, da época da colonização e essa herança se extende a culinária também. Com todas influências e herança, não acredito que a Austrália tenha encontrado seu identidade na culinária ainda, o que resulta numa culinária ainda segmentada e com características muito fortes de outros países.
As principais influências que notamos na gastrônomia aqui, vem de países como India, Tailândia, China, Japão, Indonésia, Malasia, Inglaterra, França, Itália e até mesmo Grécia. Como podem ver pela diversidade, a combinação da culinária de todos esses países pode ser um pouco difícil. Da India, herdamos a paixão pelo curry (eu sei, parece cliche mas é verdade!) e seus tempêros fortes. Da Tailândia e Malásia, vem o gosto pelo gengibre que leite de coco e ervas como o coentro que incrementam a maioria dos pratos típicos thai (como chamamos aqui). Da China o gosto por refogados feitos na wok que combinam bastante legumes com carnes bovina ou suína, frango ou frutos do mar. Do Japão, a mistura do doce com salgado, as friturinhas super crocantes e as sopas com macarrão (noodles) estão muito presentes na vida aqui. Da Inglaterra herdamos o gosto por ensopados e assados cobertos com gravy! Da frança o uso de manteiga e cremes dão corpo aos mais diversos pratos. Da Itália, a paixão pela massa e pelo uso de frios finos dão um toque muito especial aos pratos. E por fim, mas não menos importante, da Grécia, o gosto por carnes como carneiro, a mania por wraps e a comida substancial que sacia qualquer apetite!
Entretanto duas características permeiam por todas essas culinárias e são duas grandes presenças na vida australiana, o uso por ingredientes super frescos e de ótima qualidade e o uso de carnes. Aqui a disponibilidade de frutas, legumes e verduras frescas é muito grande e pode-se encontrar tudo isso com ótima qualidade até no supermercado local. Assim como os brasileiros, os australianos adoram um churrasco aussie style, que difere um pouco dos brasileiros, pois inclui camarões e/ou outros frutos do mar, coxas de frango e as carnes algumas vezes leva molho barbecue. Porém aqui o inverno é muito frio, e por isso é comum ter churrascos na primavera e verão, e no inverno nos limitarmos a comidas mais quentes e preparadas na cozinha aquecida mesmo... Como no Brasil é verão quase o ano todo, dá pra ter churrasco sempre que quisermos né! Contudo tentarei postar receitas comuns (não australianas, mas um tanto comuns aqui!) pra satifazer a curiosidade e vontade que sei muitos tem! Hahah..

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Panquecas!

Quem é que não gosta de ser surpreendido com uma bela bandeja de café da manhã na cama né?! Eis uma sugestão para caprichar e fugir da rotina do café da manhã ... panquecas! Adoro panquecas pois são versáteis e combinam com inúmeras outras coisinhas que costumamos ter na geladeira! Géleias, mel,chocolate derretido, manteiga, frutas com (ou sem!) sorvete e nutela são algumas das coisas que ficam ótimas com panquecas quentinhas!

Panquecas também podem ser combinadas de outras formas para serem servidas no almoço ou jantar! Quem nunca experimentou panqueca recheada com carne moida?! Todo brasileiro que se preze (e tenha entrado num restaurante a quilo!) já cruzou com as panquecas recheadas! Hahah..

Neste post apresento uma receita de panqueca mais indicada para o café da manhã, pois ficam mais gordinhas e em outra oportunidade postarei uma receita de panqueca mais indicada pra ser recheada. Aos que não tem muita experiência na cozinha (ou sentem preguiça só de pegar numa receita!) essa receita é rápida e fácil, por isso aproveitem e aventurem-se e surpreendam esposas, maridos, namorados(as), pai, mãe, filhos(as) - opa! Papagaio e cachorros e gatos ficam fora dessa!...


Panquecas Para Café da Manhã

(Rendimento: + ou – 12 panquecas)



- Ingredientes:

  • 200g (1 1/3 xic) de farinha de trigo com fermento
  • 1 ¾ (435ml) de leite (pode ser o de sua preferência!)
  • 1 ovo
  • Pitada de sal
  • ½ colher (sopa) de fermento em pó
  • 20g (1 colher de sopa) de manteiga derretida


-Utensílios: Liquidificador, espátula, frigideira


-Preparo:

No liquidificador, coloque o leite, ovo, sal, farinha peneirada, fermento, manteiga derretida e bata até que a massa fique homogênea (+ ou -2 a 5 mins). Aqueça e unte levemente uma frigideira com óleo ou manteiga. Use uma concha e coloque a medida de uma concha no centro da frigideira. Deixe a massa cozinhar em fogo médio por 2 ou 3 mins ou até que apareçam bolhinhas na superfície e esteja dourado do outro lado. Com a ajuda de uma espátula (pra evitar desastres e panquecas colada no teto da cozinha!) vire a panqueca e deixe cozinhar por mais 2 ou 3 minutos até que doure.

Repita a operação com o restante da massa. Dica: se sua frigideira tiver teflon e estiver bem cuidada ou nova, talvez nem precise untar mais a frigideira até terminar a massa. Enjoy!

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Pura Tentação!

Uma das frutas típicas da Primavera são os Morangos. Pessoalmente nunca fui muito fã até que experimentei morangos com fondue de chocolate! Técnicamente o Morango é uma falsa fruta, sendo o resultado do inchaço dos talos. O morango, a parte vermelha e carnosa que comemos, é um receptáculo das frutas do gênero Fragaria, aquelas sementinhas que ficam encrustadas na superfície da parte carnosa. Rica fonte de vitáminas B5 e B6, C, K, ácido fólico, potássio, magnésio, entre outros nutrientes, o morango além de nos ajudar a combater muitas doenças fortalecendo o nosso sistema imunológico, é ainda uma fruta diurética, nos ajudando a combater a retenção de líquidos.

Gostando de sua combinação com chocolate mesmo não sendo a menos calórica (shame on me!) decidi fazer uma versão gelada, excelente pro calor tropical do Rio de Janeiro e ótima pros dias mais abafados em Melbourne! Simples, fácil e uma delícia essa receita é ótima pra incluir as crianças na hora de fazer! Com esse método pode-se usar a fruta que você preferir inclusive ameixa secas sem caroço! Apenas não recomendo frutas que soltem muita água para não estragar o chocolate. Espero que gostem!


Morangos com Chocolate

(Rendimento: 12 a 15 morangos cobertos)


- Ingredientes:

  • 12 a 15 Morangos médios
  • 30g de chocolate ao leite
  • 30g de chocolate meio amargo
  • 1litro de água
  • 10 – 12 pedras de Gelo

- Preparo:

Lave bem os morangos e preserve os com as folhinhas. Pique o chocolate e derreta em uma vasilha pequena. Encha outra vasilha com água gelada e pedras de gelo. Forre um prato com papel toalha para colocar os morangos depois prontos. Pegue o morango pelas folhinhas e mergulhe no chocolate derretido. Deixe escorrer o excesso e mergulhe o morango na água gelada. Faça mais uns 2 ou 3 e depois retire os primeiros da água. Repita o processo com os demais morangos. Para armazenar (se sobrar!), forre uma pote plástico com papel toalha e armazene os morangos no pote tampado. Enjoy!

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Lanche Especial

Cansou de comer misto quente no lanche da tarde? Vai receber visitas pro Lanche? Por que não fazer uma quiche de cebola (calma que ninguém vai ficar com bafo de cebola aqui!) com brócolis para incrementar seu lanchinho da tarde?! Essa receita eu já fiz algumas vezes em casa e sempre faz sucesso! Todos adoram essa quiche de sabor suave e massa bem crumbly que até lembra aquela deliciosa massa de empada! O recheio pode levar brócolis para uma opção mais nutriva ou caso não goste deste legume verde cheio de floretes, dispense o e faça apenas de cebola que também fica ótima. Recomendo que leia a receita inteira antes de sair pegando os ingredientes da geladeira! Hahah..

Quiche de Cebola com (ou sem!) Brócolis


-Grau de dificuldade: Médio

-Ingredientes:

-Massa:
  • 120g de manteiga em temperatura ambiente cortada em cubos
  • 1 ½ xícara de chá de farinha peneirada
  • Pitada de sal

-Recheio:
  • 3 Cebolas (300g) cortada em tiras
  • 1 xícara(chá)brócolis separe as floretesinhas e corte os talos em pedacinhos pequenos
  • 1 colheres (Sopa) de azeite
  • Óregano
  • 200g (1 xícara de chá) de queijo Cottage
  • 1 ovo
  • 2 claras
  • Sal e pimenta do reino a gosto

- Utensílios: Forma de 20cm com fundo removível , vasilha, espátula de bolo, panela

- Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180°C. (Ligue/Acenda o forno apenas antes de fazer o recheio. Assim economiza-se gás/luz)

-Massa: Numa vasilha misture o sal com a farinha . Junte a manteiga e misture (vai virar uma farofa umida). Amasse a farofa vire uma massa lisa e homogênea (sempre acho mais fácil amassar a farofa por uns 2 a 5 mins. na vasilha e depois colocar a farofa numa bancada e ir amassando). Volte a massa para a vasilha, cubra a massa com filme plástico e leve à geladeira por 30 mins. Dica: Prepare o recheio enquanto espera. Cubra o fundo da forma com papel manteiga/baking paper para ficar mais fácil de desenformar depois. Após, forre a forma com a massa (acho mais fácil abrir um pouco com o rolo de massa enfarinhado, use o rolo para levantar a massa e desenrole enquando passa por cima da forma, acerta a massa com as pontas dos dedos e fure o fundo com um garfo).

- Recheio: Numa panela aqueça o azeite e adicione as cebolas e os talos do brócolis (guarde as florestes!). Tempere com sal, pimenta e orégano. Reserve. No liquidificador bata as claras, o ovo, o queijo cottage (e uma pitadinha de sal se quiser).

-Recheando a massa: Coloque o refogado de cebola e distribua no fundo. Espalhe as floretes do brócolis por cima e por fim regue com a mistura do liquidificador. Leve ao forno por 30 mins a 180°C ou até que as bordas da massa fiquem douradas e o centro fique firme ao toque. Sirva quente. Se precisar esperar um pouco pra servir, desligue o forno e deixe a quiche dentro do forno para não esfriar. Enjoy!


- Lista de ingredientes em Inglês:

  • 120g of unsalted butter
  • 1 ½ cups of plain flour
  • Pinch of salt
  • 3 onions (300g)
  • 1 cup of Broccoli (150g)
  • 1 tsp of Extra Virgin Olive Oil
  • Oregano
  • 1 egg
  • 2 egg whites
  • 1 cup of cottage cheese (200g)